sábado, 24 de maio de 2014

Um debate a sério e à britânica!


Num momento tão baço da Política Portuguesa e Europeia partilho um verdadeiro exemplo de debate político. Um excelente momento da Sr.ª Thatcher já no final dos seus tempos como Primeira-ministra, em 1990, um ano antes de eu nascer. Vale a pena ver e comparar as diferenças com os outros parlamentos, como o nosso, por exemplo. Aqui os adversários não têm problemas em admitir aquilo que de bom se faz do outro lado, discutem-se ideias, que o são no sentido literal da palavra, não artifícios como cá. Mas a maravilha está no discurso - inteligente, cativante, mordaz, irónico, sarcástico, vivo! Existe uma combatividade particular no debate político britânico que o torna único. Contudo, destaco neste vídeo dois pontos, primeiro um momento hilariante de riso proporcionado pela tirada inteligente de um membro da oposição que anuncia que Margaret Thatcher depois de deixar o cargo de Primeira-ministra será a Governadora do Banco Central Europeu, o que a leva ao riso, tal como todo o parlamento, sabendo-se publicamente o desamor de Thatcher pela Europa e segundo, a sua mesma opinião sobre aquilo que o Banco Central não devia ser e como hoje, aquilo que ela afirmava se veio a confirmar. Como ela dizia, um banco central europeu com a mesma moeda seria uma forma de controlar a política de todos os países e, consequentemente, a sua liberdade. Pessoalmente, creio que Margaret Thatcher além de uma enorme carreira política foi uma visionária e uma excelente pensadora sobre o projecto europeu.
Que hoje, neste dia de eleições europeias, este vídeo possa servir de inspiração para uma mudança necessária no debate político nacional e europeu. Como dizia Thatcher "a política precisa de ideias, não de estados de alma". 

2 comentários:

  1. Olá Francisco:))

    quando a economia é a única/primeira a governar o mundo, ou parte dele, onde tal aconteça, não existe globalização mas um exercício autoritário que retira aos países envolvidos o seu direito à autonomia democrática. Quando se aceita o jugo não pode depois rejeitar-se a canga.

    É verdade que este parlamento é a sério; que nele se sente a presença de pessoas normais, com sentimentos e emoções normais.

    Mas de Margaret Thatcher, como primeira ministra, não consigo gostar . E nem admiro a sua noção de democracia.

    Bom vindo a esta sua casa, Francisco!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Just :)

    É verdade, a globalização trouxe amarras insuportáveis. Que coisa paradoxal não é verdade?

    Sim, o Parlamento Britânico é o verdadeiro parlamento.

    Quanto a Thatcher somos vítimas da polarização de opiniões - os que gostam e os que não gostam. Thatcher nunca será consensual, como tantas outras figuras.

    Obrigado pelas boas-vindas! :)

    ResponderEliminar