sábado, 4 de janeiro de 2014

Desculpa Saramago! Tratámos-te tão mal...




Hoje tive a oportunidade de ver pela primeira vez o Filme José & Pilar e posso dizer que fiquei profundamente comovido e pensativo com a história de amor de José e Pilar, com o génio e racionalidade de Saramago, com o seu complexo e refinado sentido de humor e com o desprezo que o seu país teve por ele, além da força e determinação de Pilar. Foste demasiado grande e diferente para seres entendido. Contudo terás o mesmo destino de muitos outros gigantes da Literatura Portuguesa - a tua morte trará a justiça à tua obra e ao teu pensamento! Falo de Portugal, claro! Lá fora foste merecedor das mais variadas honras, Gostavam de ti!

Vou deixar alguns excertos do filme, o primeiro sobre a sua relação com Deus, na qual destaco a presença da parte final do seu sentido de humor, fantástico e depois, dois excertos sobre a sua relação com Pilar Del Río:

1 - "Deus... Onde está? Antigamente, dizia-se: Está no céu. Mas o céu não existe! Não há céu! Não há céu, pá, o que é isso? Céu? Há o espaço. A 13 mil milhões de anos-luz. Imagina, pá! Os limites do Universo encontram-se a 13 mil e 700 milhões de anos-luz... Anos-luz! Onde está Deus? Quem quiser crer, crê e acabou-se. Eu digo alto e bom som que não, não, enfim, para mim não.

E repara que com 83 anos já seria uma boa altura de começar a pensar no futuro. Quer dizer, uma pessoa, durante a vida, pode fazer umas quantas barbaridades a respeito do senhor deus, mas quando chega aos 83 tem de... deveria começar a ter um bocadinho de cuidado com o que diz. 

Mas isso não muda a realidade. A realidade continua a ser igual à de sempre: nascer, viver e morrer, e acabou. Mais nada."

Acerca da relação dele com a Pilar:

2 - "Eu tenho ideias para fazer romances e ela tem ideias para a vida, e eu não sei o que é mais importante. Olha, isto é bonito! Pilar, chega aqui!" (Frase que surgiu a meio de uma entrevista.)

3 - "(...) no outro dia estávamos em casa e a Pilar, estávamos a conversar sobre várias coisas, e a Pilar, a certa altura, perguntou: "Mas vamos lá ver, o que é que tu queres que eu faça?". E eu, que nunca tinha pensado nisso, apesar de nunca ter pensado nisso, tive a resposta pronta e imediata - Continuar-me!"

Sem comentários:

Enviar um comentário